ANO NOVO

Tashi Deleg!

É com essa saudaçao, que significa “tudo de mais auspicioso para você” que os tibetanos costumam iniciar cada virada de ano.

Hoje os tibetanos comemoram seu Ano Novo 2139, ano do Dragao de Água.

Muitas pessoas me perguntam sobre a astrologia  tibetana (é semelhante à chinesa), e eu tenho que confessar minha total e absoluta ignorância no assunto. E nao por falta de vontade de conhecê-la: simplesmente nunca encontrei alguém que pudesse me ensinar. E pelo pouco que eu conheço, creio que a cultura e costumes chineses e tibetanos tem uma influência marcante nesse terreno, entao é um assunto para estudar com profundidade.

Pensando assim, decidi voltar a procurar fontes fidedignas para estudar a astrologia feita do lado de lá do planeta. Resgatando uma vontade que eu trago lá dos meus… 20 anos.

Em geral, nas tradiçoes orientais que eu conheço esse lendário animal é associado com proteçao e poder, especialmente poder que vem através da nossa fala.

Mas entre as coisas que estive pesquisando sobre o simbolismo do ano do Dragao, encontrei uma referência linda sobre a natureza desse animal que compartilho aqui:

 

“o dragao representa o potencial de ligaçao entre o Céu e a Terra, ocupa a posiçao de honra na tradiçao chinesa, pois é o imperador do Céu.” *

Sempre acho positivo e estimulante tudo que nos remeta a esse equilibrio entre realidade sutil e concreta.

Meus votos de que todos nós possamos fazer essa ponte céu-terra nas nossas vidas nesse ano.

Tashi Deleg para todos!

*********************************
* “Bichos da China”, Alayde Mutzenbecher e Jacy Turner. Editora Gryphus, Rio de Janeiro 2003.

3 respostas para ANO NOVO

  1. Fabi disse:

    Adorei o texto…muito a ver com meu momento (entre o céu e a terra!rsrrs)…Bjos

  2. Taís disse:

    Inspirador, céu e terra em fluxo e movimento… como disse uma vez o Zeca Pagodinho, “em cima da terra, embaixo do céu, pra mim todo o lugar é bom”…bjs

  3. Eloah disse:

    Que possamos também realizar esse potencial do Dragão unindo os aspectos de Céu e Terra em nossas vidas! Obrigada Angelita! Tashi Deleg!

Deixe uma resposta

