MATERNAGEM

Por que hoje é dia das maes…

Entre as muitas qualidades do signo de Touro, uma das mais destacadas é a receptividade. Signo de elemento terra, tem esse traço tao marcado que nos acolhe e recebe, como uma mae.

Ok, Touro nao é o signo tradicionalmente associado à maternidade, nem eu acho que seja. Estive pensando nesse aspecto já arquetípico chamado “colo de mae”. Pode ser da mae, da vó, de um irmao, amigo, namorado/a, marido… A minha percepçao foi essa: o que a gente gosta tanto é exatamente esse acolhimento, tao taurino, e tao maternal.

Hoje é dia das maes, e eu acho que (sem ingorar os pais, por favor) elas sao fundamentais na nossa vida. Pelo menos na minha.

Eu sou uma grande fa desse signo. Existe uma douçura, uma calma diante da vida, que eu sempre achei que era algo parecido com sabedoria de viver. Taurinos nao se apressam, nao saem correndo pra nada, eles vao pé ante pé, um passo de cada vez. É uma energia que nos aterriza, literalmente cumpre sua funçao e nos poe o pé no chao.

Energia da terra, tao importante. Certamente alguns signos mais “dinâmicos”, digamos, podem ter uma crise claustrofóbica com o ritmo de Touro. Mas se a gente se propoe a ter pelo menos um pouco da receptividade deles, a gente vai aprender muito. Paciênica, persistência e tenacidade. E principalmente, maternagem, acolhimento, doçura. Isso é uma arte. E eles sao mestres nisso.

Uma amiga querida e leitora do blog – taurina – me encontrou outro dia e disse: “tá, e aí, nao vai falar de como nós taurinos somos sensuais?” Depois que consegui parar de rir, disse que só tinha começado a falar desse signo.

Cada signo é uma caixinha infinita de possibilidades. Mágico, mesmo. Dá pra falar inesgotávelmente sobre. Mas eu prometo que em algum futuro post falo do aspecto sensual de Touro…

Esse post de hoje é especialmente dedicado às maes, em especial a minha mae Vera e a minha avó (duas vezes mae) Ignez, que mantém intacto o melhor do espírito acolhedor de Touro. Obrigada!

Deixe uma resposta

