ASTROLOGIA, UMA HISTÓRIA

Uma das leitoras do blog me pediu para que eu escrevesse um pouco sobre a história da astrologia. Eu gostei. Primeiro por que gosto quando os leitores fazem solicitaçoes; segundo por que eu sou fascinada por história. Deve ser por causa de tantas histórias que escutei quando criança, contadas pelas minhas tias avós, que traziam os personagens reais da vida delas (que eu nao conheci) como se fossem personagens saídos de um baú – ou pelo menos assim eu imaginava…

Mas voltando à astrologia, fui buscar um pouco meus textos mais antigos e coisas que eu já havia escrito sobre o tema, e aí… parece que é uma infinidade de coisas pra dizer.

Por que na base do surgimento da astrologia há vários pontos “polêmicos”, assuntos que tem sucitado discussoes, divergências, posicionamentos diametralmente opostos. Diversidade de idéias. Entao passar muito por cima desses pontos… sei nao.

Vamos do começo: desde a antiguidade, o homem tem utilizado a astrologia como um conhecimento diário. É difícil precisar suas origens, mas os primeiros registros que conhecemos datam de aproximadamente 3000 a.c., com os Caldeus, Babilônios e Sumérios.

Em um determinado momento, o ser humano percebeu que existiam movimentos repetitivos no céu: ele observava o sol, com seu ciclo diário de luz e calor e sua trajetória visível no céu, que em certas épocas do ano era mais ou menos longa. Obervava a lua e percebia que sua forma variava também em ciclos que estavam profundamente relacionados com eventos de sua vida cotidiana ( partos, momento de plantar, de colher, etc). Observava que existiam “estrelas” que eram visíveis no céu em determinados períodos do ano, que algumas se moviam e outras nao, e que também existia uma ordem subjacente que se repetia nesses movimentos.

A astrologia, portanto, nasce dessa observaçao do céu, da vida, e dessa profunda interdependência entre eles.

Já no século XX o psicólogo Carl Gustav Jung chamou a essa correspondência entre os movimentos celestes e nossa vida de “sincronicidade”.

Ressaltando entao o primeiro ponto sobre a história da astrologia: ela surge como uma tentativa de compreender o universo que nos cerca. Foi um primeiro impulso no sentido de unir os fenômenos do nosso cotidiano e (re)significá-los.

********
segue no próximo post

Deixe uma resposta

