O BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

 

Estava procurando um filme lindo que assisti há alguns anos e que na época me remeteu muito ao signo de Peixes. Se chama “A Ciência do Sonho” (com o Gael Garcia Bernal). Mas ele nao foi lançado no Brasil, entao fica a dica aí pra quem conseguir encontrá-lo. Mas no meio da busca, me deparei com outro filme do mesmo diretor, e que acho que também fala de temas que sao relevantes para Peixes. É o lindo “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. Quem já viu, nao esquece.

O filme todo é um sonho, é um jogo de real e irreal, passado e presente, sonhando ou acordado. É de uma delicadeza e beleza que realmente tocam o coraçao e nos fazem pensar sobre esse aspecto da vida, aparentemente tao sólida e concreta e ao mesmo tempo tao frágil e diáfana.

Pessoas com forte influência de Peixes e Netuno (regente do signo) no seus mapas, podem se sentir muitas vezes nessa especie de confusao, sem saber distinguir bem o que é real e o que é imaginaçao. Falta aquilo que a gente chama de “discernimento”, que é seu pólo oposto, virgem.

Por ter essa amplidao de limites, os piscinianos nao tem muita discriminaçao, nao sao seletivos. Sao permeáveis como uma esponja, entra tudo ali, o que serve e o que nao serve também. Por isso é muito comum a gente escutar as pessoas desse signo dizendo “eu pego tudo que está ao meu redor” referindo-se à tendência de absorver toda e qualquer energia do ambiente onde estejam.

Isso é ruim quando eles nao sabem o que fazer com aquilo tudo, nao sabem como esse processo acontece e principalmente, nao sabem o que é seu e o que é do outro. Me explico. Cena comum de um pisciano chegando em casa do trabalho mega irritado. Aí alguém pergunta “mas o que aconteceu? por que você está tao irritado assim?” e eles nao sabem o que dizer. Nao houve nada. Por que estou tao irritado? Nao sei. É muito provável que eles inconscientemente colocaram nas costas o peso da irritaçao de alguém, sem sequer se dar conta.

Os piscinianos devem estar pensando “e o que pode ser bom nisso???” Tem de bom aí uma grande sensibilidade; um radar que percebe muito longe, além de tudo que é visível e provável.

Artistas, criadores, visionários.

Essa sensibilidade lhes permite “adivinhar” o que está no ar. Nao sao necessárias palavras, explicaçoes (na verdade, peça a um pisciano para se explicar e você vai ver a confusao que dá!). Com Peixes o que vale é o que se sente. Se a gente explica como funciona a mágica, deixa de ser mágica, nao?

Quando escrevi o primeiro post de peixes , fui procurar as cançoes do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de puro “flashback”, já que mencionei uma delas (que eu realmente tenho gravada na memória). E aí encontrei outra pérola para expressar peixes. É um trecho da música do Pedrinho (quem nao viu o Sítio nos anos 70, pode procurar no youtube. Tá lá.)

“ele acreditava,
em dragao, bruxa, saci, cavalo voador…
era o que queria ser,
por que era um sonhador
via o que queria ver,
porque era um sonhador”

Uma resposta para O BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

  1. perla disse:

    No lo creo! Como tu mesma dizes, as vezes! Eu vi esse filme do Gael em Paris (La science des reves) Ele nunca passou em Porto Alegre, quiça no Brasil. E um delirio o filme. Era estrelado tambem pela filha do Serge Gainsbourg, Charlote Gainsbourg..Vi com a Nina e ameeeiiii.
    Tambem fiquei querendo ver de novo, mas nem em sonhos…

Deixe uma resposta

