AQUÁRIO

“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”
Princípios da Revoluça Francesa

20 de janeiro, 8h15 AM (hora solar).
O Sol entra em aquário…

Nada melhor do que começar falando sobre as característica mais nobres desse signo tao controverso. Controverso porque Aquário é popularmente conhecido como o “signo futurista”, amante das mudanças, do novo, das transformaçoes. É verdade. Mas num nível mais pessoal, um aquariano só muda quando ele decide que tem algo pra mudar… sao extremamente teimosos, como todos os signos fixos.

Por causa esse talento para se projetar no futuro, aquarianos pensam grande, realmente sentem que sua família é toda a humanidade, além da família sanguínea. É claro, como eu sempre friso, estamos falando de um arquétipo, uma imagem simbólica, que representa esse momento de transformaçao de eu em nós. À diferença de Libra em que nós é “nós dois”, aquário somboliza “nós todo mundo”.

Realmente os ideais mais elevados, humanitários, altruístas podem ser contidos aqui nesse signo. Um aquariano pensa primeiro no coletivo; depois nele mesmo. Isso muitas vezes acarreta dificuldades na sua vida pessoal, porque eles definitivamente a deixam em segundo plano, e voam com suas idéias e utopias com uma intençao verdadeira de trabalhar pela paz mundial, pelo progresso do ser humano, pela fraternidade.

E principalmente, eu diria, pela nao alienaçao. Demarcar fronteiras nao é tarefa para esse signo. E eles tem uma grande dificuldade com fronteiras e limites de todos os tipos. Qualquer tipo de preconceito (pré conceito) que discrimine, marginalize, segregue, é abominado por Aquário.

É o signo que segue Capricórnio: ele monta a estrutura, Aquário demonta; Saturno (planeta regente de Capricórnio) foi considerado até o século XVIII o limite do sistema solar. Até que em 1781 Urano (regente de Aquário) é avistado com auxílio de um telescópio. O universo nao tem mais aquela fronteira. Toda uma nova realidade começa a se descortinar. Isso é tremendamente aquariano. Espaço, amplidao, sem limites.

Esse é o signo do “eu coletivo”. Aqui se dissolvem os limites da nossa percepçao de vida como um ser individual e começamos a incluir no nosso espaço mental todos os seres humanos de todas as cores, raças e credos.

Mas atençao: utopias só sao boas quando elas podem se tornar realidade. Nao sao sonhos delirantes, mas sim uma clara visao de futuro, de potenciais ainda por se manifestar.

Aquário acredita firmemente no princípio de fraternidade entre os seres humanos.

Quando vejo tudo que está acontecendo nesses dias no Haiti, penso muito nisso. Espero que esse espírito aquariano em seu sentido mais elevado possa gerar em todos nós pensamentos e açoes de solidariedade genuína.

Welcome, Aquário.

********
a imagem desse post é um desenho do personagem Mafalda, criaçao do cartunista argentino Quino. Pra mim, ela corporifica várias das características aquarianas…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: