ANCESTRALIDADE

Pra mim essa palavra tem tudo a ver com capricórnio. A gente pode falar dos signos a partir de varios pontos de vista. É como um caleidoscópio, cada vez que a gente vira, olha por outro ângulo, vê uma imagem diferente.

Essa reflexao me veio à mente durante esse calmo feriado – calmo pra quem ficou na cidade, como eu, pois casualmente passei por vários lugares de Porto Alegre que sao “guardioes” de pedaços da minha história de vida. E essa história nao se refere só ao lugar, o espaço físico, a cidade. Se refere às lembranças que eu tenho daquilo que vivi ali. É perfeito: capricórnio e câncer, seu signo complementar; a memória física e a emocional. Sempre andam juntas.

Pensando bem, tudo o que nós somos, fazemos, criamos nessa vida, está fundamentado nisso, de onde viemos, o quê temos como base, como estrutura?
É a partir disso que vamos caminhando pela vida.

Até os aquarianos mais rebeldes (como eu) tem que admitir que é necessário ter um chao, uma referência (concreta e emocional). A gente pode crescer e mudar tudo, nao querer mais aquelas memórias, elas nem sempre sao agradáveis… mas mesmo assim, tem aquele ponto de partida, e a partir disso nós refletimos, exercitamos nosso discernimento. E podemos construir algo no mundo, ou na nossa vida.
Atividade extremamente capricorniana, construir.

Queria lançar as bases de 2010 com uma perspectiva positiva, já que sinto que temos muito pra aprender com esse signo. Pra turma que já conheçe um pouco de astrologia, Plutao agora transitando o signo de capricórnio nos traz justamente essa possibilidade, revelar e trazer à luz as qualidades desse arquétipo.

Como tudo tem (pelo menos) dois lados, resolvi começar 2010 evocando o lado “luz” de capricórnio. A memória, a nossa história, os afetos que foram nos construindo e fazem de nós os seres humanos que somos, nesse momento.

Memória pessoal, memória coletiva, tudo guardado e preservado por esse signo.

********
a foto acima, faz parte da minha memória pessoal. Pra quem viveu, é a árvore da estrada da chacrinha…

Deixe uma resposta

