EQUILIBRIO DINAMICO

Mércurio retrógrado: esse foi outro que pegou uma má fama nesse ano… parece que a astrologia está se popularizando, e já é de domínio público quando um planeta está retrógrado. O que é, no mínimo, surpreendente. Mas o quê é isso?

Um planeta nunca anda para trás. Mas olhando daqui da Terra, a impressao que temos é de que ele (planeta) está. O que acontece é que o movimento deles nao obedece a um ritmo constante, tem variaçoes. Entao, nesses momentos em que ele está mais devagar, um observador na Terra vê como se ele estivesse andando pra trás, daí o nome retrógrado.

Realmente, dentro do princípio de que tudo está intimamente conectado, céu e terra, quando isso acontece, a energia daquele planeta está se manifestando com menos fluidez. Entao seja qual for o aspecto de vida que ele representa, coletivamente nós teremos uma experiência de que as coisas associadas com aquele planeta nao estao andando muito bem…

Foi o caso com Mercúrio que esteve retrógrado durante nesse ano de 2009 entre 7 e 30 de setembro. Foi suficiente. As pessoas me perguntavam “quando que isso termina???”

O que acontece, é que entre tantas outras coisas, mercúrio rege o nosso cotidiano. Aquelas coisas básicas que a gente faz todo dia. E quando isso começa a andar mal, parece que a vida vira um caos… saimos tarde para o trabalho e o pneu do carro furou, aí nao conseguimos táxi, depois chegamos no trabalho (super atrasados!) e o computador nao está funcionando bem, o e-mail que enviamos na véspera nao chegou e deu a maior confusao… etc, etc, etc. Alguém já viu esse quadro?

Claro, estou pintando o extremo da coisa. Mas foi a experiência de muita gente nesse ano quando tivemos mercúrio retrógrado. O dia-a-dia truncado, as coisas nao fluíam… falhas nas comunicaçoes… por exemplo, comigo: meu celular caiu no chao (coisa que acontecia com muita frequência) mas nesse momento, caiu, e nao voltou a funcionar… eu sem telefone. Pânico total. Esse tipo de coisa…

Mas eu sou completamente avessa a encarar a astrologia sob o ponto de vista fatalista. Acho que a gente tem a informaçoes justamente pra poder aprender e crescer em algum aspecto. Com relaçao a mercúrio, os aprendizados podem ser bastante sutis, porque sao poequenas coisas do nosso cotidiano, e em geral, a gente nao presta muita atençao a isso. Mas se a gente puder colocar em prática algum talento pra lidar com esses muitos imprevistos que esse trânsito pode nos trazer, isso já seria bom.

Cada pessoa tem seu talento: pelo seu signo, lua, seu mapa como um todo. Entao, a minha proposta é: quando o cotidiano ficar louquinho e tudo parece que anda na contramao, pensem: que recursos tenho eu pra lidar com isso de uma maneira menos tensa? Nao dá pra generalizar, e eu também nao sou adepta do pensamento positivo. Eu acredito que olhando as coisas de frente, como elas sao, a gente consegue “entrar” naquela realidade, entender aquilo, aceitar certas coisas. E quando há aceitaçao, há relaxamento. A gente “entrega”, para de brigar com os fatos do cotidiano. Isso já é um grande passo em se tratando de Mercúrio retrógrado.

Tem muito mais que se pode fazer, mas aí é de acordo com o mapa de cada um. O que sim, se pode dizer é que no período de 27/12/2009 até 16/01/2010 estaremos com ele retrógrado no céu.

Por favor, a ideía nao é a gente “trancar a respiraçao até passar”… nao é ficar contando os dias pra acabar. Tem alguma coisa aí que é preciso a gente aprender, e quando se trata de mercúrio, sempre algo que está relacionado com nosso cotidiano, nossa maneira de cominicar-nos, a forma como a gente lida com nossas tarefas diárias. E pela minha experiência, desenvolver um pouquinho de paciência quando o cotidiano tranca mesmo, e nao tem o que fazer.

Deixe uma resposta

