ESTRELAS DO BRASIL

astrolabio

 

15 de novembro, dia da Proclamaçao da República.

Várias reflexoes…
Existe uma linha dentro da Astrologia que se chama “Astrologia Mundial”. Ela estuda a relaçao entre movimentos planetários e as ocorrências a nível mundial, como por exemplo, relacionadas a um país e a toda sua história.
Eu nao sou uma expert no tema, mas queria compartilhar algumas coisas que fui conhecendo e aprendendo ao longo dos meus estudos…
No caso do Brasil, há alguns trabalhos de pesquisa fascinantes sobre a nossa história do ponto de vista astrológico (mapas de imperadores, presidentes, eleiçoes, golpes de estado, etc). E claro, o mapa do Brasil!
Sim, os países também tem um mapa.
No nosso caso, consideramos o mapa da Independência como o “mapa do Brasil” propriamente dito. Brasil é virginiano (7/setembro), e tem ascendente em aquário. A idéia aqui nao é aprofundar no estudo do mapa em si, mas fazer um link com esse outro momento importante da história brasileira, que é a Proclamaçao da República.

É a partir da República que se começa a utilizar a atual bandeira. Nela aparecem inscritas as palavras “ORDEM” (Virgem) e “PROGRESSO” (Aquário). Todas as estrelas que aparecem nela correspondem aos estados da república do Brasil, a ponto de que a cada estado novo oficializado se introduziu uma nova estrela na bandeira. Por exemplo, quando a capital do país passou a ser Brasília, no Distrito Federal, se acrescentou a estrela chamada “Polaris Australis”, da constelaçao do Oitante, também conhecida como Estrela Polar do Sul, uma vez que se encontra no polo sul celestial. Ainda que seja pouco brilhante, ocupa uma posiçao única no céu do hemisfério sul, pois é ao redor dela que todas as outras estrelas visíveis giram. Também ela está sempre acima da linha do Equador e é possível vê-la a qualquer momento do dia. A escolha nao é fortuita.

Nossa história está constelada na bandeira nacional, um dos símbolos do nosso país. De acordo com algumas fontes, ali está a posiçao das estrelas no céu do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889 (momento da Proclamaçao).

E já que estamos falando nelas…
Dia 17 de novembro, terça feira, ocorre um fenômeno chamado “Chuva de Estrelas”. É uma chuva de estrelas cadentes (fragmentos de meteoros) que ocorre todos os anos, por volta do dia 17/11. Se chama Leónidas, pois eles vêm da direçao da constelaçao de Leao. Em alguns anos é mais intensa, e é um verdadeiro espetáculo. Até onde pude apurar, nesse ano ela vai ser principalmente vista na Ásia. Entre as mais recentes, a de maior intesidade ocorreu no dia 17 de novembro de 2002.

E algumas dicas, para quem gosta de estrelas:

– 2009 é o Ano Internacional da Astronomia. O Observatório da UFRGS organizou uma linda exposiçao chamada “Em Casa, no Universo”. Está acontecendo no Museu da UFRGS e maiores informaçoes podem ser encontradas no site do observatório.

– O Planetário de Porto Alegre oferece regularmente uma boa programaçao, para crianças e adultos, aos domingos, com entrada franca (1 kg de alimento nao perecível). E para quem curte, dias 21 e 22 de novembro acontece o “Projeto Selene” – observaçao (com telescópio) do céu, ao ar livre. Após o pôr do sol. Também tem mais informaçoes no site do Planetário de Porto Alegre.

Vale a pena olhar um pouco pra cima, nao?
A gente se depara com uma fascinante sincronicidade.

Uma resposta para ESTRELAS DO BRASIL

  1. Henrique disse:

    Gostei do final do seu post: não olhamos mais para o céu. E dizer que as cidades tem excesso de iluminação não é uma desculpa. Fica-se maravilhado quando vamos para a praia ou o campo e olhamos um céu pontilhado de estrelas. O céu é a morada dos deuses, dos mitos e dos arquétipos. É lá que estão as nossas fontes e origens. Por isso, a Astrologia é, de fato, o instrumento que tenta entender e compreender a linguagem dos deuses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: