FRUTOS

ibere

Frutos da proposta do Sarau Astrológico. O texto que estou postando hoje é de uma escorpionina, estudante de astrologia, pintora, artista. Pessoa muito querida e importante na minha história de vida. Como boa escorpionina, ela mergulhou fundo no espírito do Sarau, e eu pedi que ela escrevesse algo, expressando a percepçao que ela teve do tema. Aí vai…

“Escorpiao regência Plutão…
Por sugestão da Angela, fui procurar livros, discos, filmes….que remetessem a mitos referentes ao signo e ao planeta em questão…
Escolhi algum material gráfico sobre Picasso, que eu já sabia ser de escorpião (25/10/1881) observando no seu trabalho, quais características do signo eram evidentes em seus quadros.
Para mim, ele “ensinou” AUTONOMIA na criação….deixando fluir diretamente a intenção para o suporte. Pintando e repintando sobre as telas até chegar ao “esgotamento”…Daí partia para outra obra.
Dificilmente as primeiras pinceladas eram definitivas, ou determinariam o resultado final que, do ponto de vista pictórico, era sempre inesperado.
Ainda conjeturando, pensei em Iberê Camargo, artista gaúcho cuja dramaticidade das obras eu me identificava, sem saber seu signo.
Obras densas, muita tinta, a massa de tinta sobreposta em muitas camadas, convulsivamente transformada em figuras fantasmagóricas, esqueletos.
Imagens difusas, surreais. Fantasmagóricas. E ainda assim belas.
Em Picasso a beleza, a valorização do corpóreo. Materialização do prazer. A sexualidade e os prazeres. Em Iberê , a morte, a angustia de viver e a necessidade de repetir pinceladas sobrepostas até a exaustão, trazendo lá do fundo a forma inesperada. Busco a biografia do gaúcho..Sim, Iberê nasceu em 18 de novembro de 1914!
Ambos, registrando em suas obras , deixam-se aprofundar sem limites e sem nenhuma concessão e compulsivamente deixam emergir a nova forma, nem sempre esperada. Essa autonomia, talvez, gere o mistério que permeia o signo de escorpião e seu regente Plutão.
Dói mais resistir as mudanças do que aceita-las.”
Perla Graeff

2 respostas para FRUTOS

  1. Vera disse:

    Agora sei pq gosto tanto de Picasso e de Iberê: um me mostra a liberdade, outro me mostra o sofrimento que acompanha a liberdade. Obrigada, Perla! E Angela!

  2. perla disse:

    puxa…nada é mesmo por acaso nessa vida. Grande sintonia dessas tres estrelas!!! Nesse nosso caso, Verinha, Angelita e Perlantonia…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: