RESILIÊNCIA

 

salvador-dali-galatea-of-the-spheres

 

“Nao é a espécie mais forte que sobrevive, tampouco a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças.”

(Charles Darwin)

Recentemente estive no Chile.

Em um daqueles deliciosos momentos de “pós – almoço” que em espanhol se chama “sobremesa” (isso mesmo, é ficar na mesa batendo papo depois de comer…) uma amiga querida me saiu com a palavra “resiliência”. Eu estou sempre de ouvidos abertos para conhecer alguma palavra nova, especialmente em espanhol, agora meu segundo idioma. Imediatamente perguntei que significava, e ela me explicou: “é uma propriedade física dos materiais de receberem um impacto externo, o absorverem, se transformarem em funçao do impacto recebido e voltar à sua forma, transformado pelo impacto”…. eu adorei a palavra e o significado também (claro, depois descobri que a palavra também existe em português, inglês, etc; eu é que nao conhecia!).

Quando vi esse enunciado de Darwin no hall de entrada do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, voltei a essa reflexao.

É a nossa capacidade de absorver os impactos da vida e transformar-nos com eles que faz com que possamos seguir em frente. Talvez a gente pudesse chamar isso de flexibilidade, simplesmente.

Quando vamos buscar através da astrologia uma análise do nosso momento atual de vida, seja essa análise os trânsitos, progressoes, revoluçao solar (sao várias técnicas), estamos buscando justamente isso: como absorver ou aproveitar o impacto daquilo que está acontecendo na nossa vida, naquele momento. Nós estamos constantemente sob distintas influências, sejam elas externas (das nossas circunstâncias de vida) ou internas, das tantas voltas que o nosso universo interno dá.

Às vezes, nos sentimos em um momento especialmente criativo, de boas oportunidades, de crescimento.

 Às vezes, aquilo que até hoje nos parecia o melhor, o objetivo último da nossa vida, de repente, do nada, pode nos parecer sem sentido…e aí parece que tudo está de cabeça para baixo…

O mais importante é que a astrologia nos oferece ferramentas de compreensao sobre o que está acontecendo; se é um momento fluido, como aproveitá-lo; se é um momento de desafio, como enfrentá-lo.

Evidentemente isso nos traz mais tranquilidade, pois é como nadar no sentido da corrente, e nao contra ela.

O que buscamos é justamente esse aprendizado que a palavra “resiliência” expressa tao bem: absorver o impacto daquilo que a vida está nos trazendo, e nos transformarmos a partir disso.

3 respostas para RESILIÊNCIA

  1. gabriela disse:

    esse tema é muito interessante…é essa capacidade de se adaptar (que não pode ser confunfida com passividade) que faz as pessoas mais felizes, a vida menos estressante. Conheço pessoas que vivem com esse espirito e, com toda a certeza, levam a vida de forma mais leve e feliz…que na verdade é o que todos procuramos.

  2. karina disse:

    Pode-se também pensar que resiliência é o termo que descreve o potencial de superação de cada um de nós, de vivenciarmos situações adversas e sairmos melhores e mais maduros…
    É gratificante ler e reler teus posts!!!
    Sucesso…

  3. vera disse:

    Na física, do impacto se extrai força. Na vida, também. É uma bela reflexão, dona Angela!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: